segunda-feira, 16 de abril de 2007

CIDADE NÃO TEM ESTRUTURA APROPRIADA PARA ATENDER DEFICIENTES FÍSICOS E NÃO CUMPRE DECRETO DE 2004

CIDADE NÃO TEM ESTRUTURA APROPRIADA PARA ATENDER DEFICIENTES FÍSICOS E NÃO CUMPRE DECRETO DE 2004
PUBLICADO NO JORNAL O MOSSOROENSE EM 11 DE ABRIL DE 2007 - PÁGINA COTIDIANO

Em entrevista concedida ontem ao programa Observador Político, veiculado pela 93 FM e TV Mossoró, o agente administrativo do setor sócio-jurídico da Promotoria, Marlos Luiz Bezerra, afirmou que Mossoró não possui estrutura apropriada para deficientes físicos.
Com calçadas irregulares, os deficientes têm dificuldade em se locomover. "Mossoró não foi uma cidade estruturada, arquitetada e nem planejada para ser uma cidade inclusiva", diz.
"Vivemos um momento novo. A questão da inclusão social está cada vez mais nos meios de discussão". Porém a efetividade das mudanças propostas pela inclusão está tendo problemas. O decreto de 2004 diz que todas as edificações públicas devem sofrer adequações para dar acessibilidade aos deficientes em determinado prazo.
Segundo Marlos, para que as leis tenham realmente efetividade é preciso que sejam feitas parcerias entre Ministério Público, administração pública municipal e outros órgãos responsáveis pelo bem-estar da população.
"A primeira coisa que deveria ser feita seria um planejamento, pois nada em médio ou longo prazo acontece", afirma. Para Marlos, o que realmente falta é interesse público para que sejam atendidas e colocadas em prática as leis feitas para os deficientes físicos. Um outro método para começar a resolver o problema seria a qualificação profissional das pessoas que edificam os prédios na cidade.
Para o agente administrativo, as edificações novas deveriam pelo menos ter melhor acessibilidade e serem construídas dentro dos novos padrões, mas infelizmente isso não acontece.

Nenhum comentário: